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Produtos e serviços do Dia das Crianças apresentam deflação média de 1,4%

 

O Dia das Crianças deste ano tem muitas justificativas para ser melhor do que foi no mesmo período do ano passado. O otimismo para a Data está relacionada aos preços dos principais produtos e serviços procurados na data. O levantamento da Fecomércio-BA (federação filiada à CNC), com base nas informações do IPCA, aponta para uma deflação média de 1,39% em um ano.

“Embora a maioria dos itens esteja com variação positiva, 50% dos que registram alta variam abaixo da inflação média da RMS, de 3,9%, ou seja, há um ganho real”, destaca o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Quem puxa a tendência de queda é o computador pessoal, com -10,6% em 12 meses, seguido de aparelho telefônico, -8,78%. Ainda no comércio, o instrumento musical recuou -4,91% e a bicicleta apontou variação tímida de -0,27%. Já pelo lado dos serviços, a retração nos preços foi vista no grupo de cinema, teatro e concertos, de -6,93%.

Na ponta oposta, chama a atenção o aumento de 12,75% dos livros não didáticos, variação bem próxima do conjunto infantil, de 12,2%. E entrando, então, nos itens de vestuário, outras altas foram de sapato infantil (7,25%), camiseta infantil (4,81%) e calça comprida infantil (3,45%).

Uma pesquisa recente da Globo aponta que 46% devem presentear as crianças com roupas e 26% com calçados. Além desses, sempre ficam em destaque os brinquedos, com percentual de 41%.

“A Fecomércio-BA projeta que o setor de Vestuário, Tecidos e Calçados deva crescer 8% na comparação com o mesmo período do ano passado. O dado não se refere especificamente ao Dia das Crianças, mas indica uma tendência importante para o momento”, pontua Dietze.

Para o consultor, o que contribui no entendimento desse cenário é o índice de Intenção de Consumo das Famílias – ICF, elaborado mensalmente pela Federação e que mostra crescimento de 19,1% na comparação anual, atingindo os 106,4 pontos, numa escala de 0 a 200 pontos.

“Os preços mais baixos, maior capacidade de consumo, segurança no emprego e acesso fácil ao crédito são os fatores que devem fazer o Dia das Crianças de 2023 ser melhor que o do ano passado”, salienta Dietze.

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