Um novo boletim médico desta quarta-feira (13) afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “segue em recuperação satisfatória e dentro do esperado, com exames nos padrões de normalidade e sinais vitais adequados”, após os três procedimentos realizados na terça-feira (12).
O ex-presidente está internado no Hospital Vila Nova Star, no Itaim, zona sul da capital paulista. Ele passou por uma septoplastia (correção de desvio de septo), uma turbinectomia (remoção de parte das conchas nasais) e uma uvulopalatofaringoplastia (remoção das amígdalas e de fragmentos do palato mole).
A equipe médica disse que o pós-operatório corre sem complicações. Bolsonaro apresenta apenas um incômodo parcial em orofaringe (a parte da garganta logo atrás da boca) e um pouco de sangramento nasal. Instilações (lavagens) nasais estão sendo feitas para alívio.
Segundo o boletim, o ex-presidente apresenta mais facilidade para respirar e conversar após as cirurgias e já iniciou dieta líquida e fria.
Os médicos acrescentam: “Do ponto de vista abdominal, o ex-presidente possui trânsito intestinal preservado, sem nenhum sinal clínico de suboclusão intestinal. Será reavaliado oportunamente para possível intervenção cirúrgica, se necessário.”
Na segunda-feira (11), quando Bolsonaro deu entrada no hospital, seu advogado Fabio Wajngarten disse que o ex-presidente estava “com refluxo, com soluço, com dificuldade de digestão e com a barriga inchada” e que os médicos iriam avaliar quais intervenções cirúrgicas eram necessárias.
Havia uma expectativa da própria equipe de Bolsonaro de que ele faria ainda uma correção de hérnia de hiato e outra das alças intestinais. No entanto, os médicos não realizaram esses procedimentos.
Essa seria a sexta vez que Bolsonaro se submeteria a procedimentos cirúrgicos abdominais desde que levou uma facada durante a campanha presidencial de 2018.
Fonte: CNN Brasil
Recuperação de Bolsonaro após cirurgias segue dentro do esperado, diz hospital
0
12:56