{ads}

Construtoras investem em startup para otimizar processos no setor imobiliário

Maior plataforma de serviços de arquitetura e design de interiores do País, a Archa acaba de receber investimentos de duas importantes empresas de construção civil do Espírito Santo para expandir sua atuação: Mocelin Engenharia e Soma Urbanismo. A rodada de investimentos, de cerca de R$ 3,5 milhões, foi liderada pela Ace Ventures e pela TM3 Capital, através do Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses1).

Além de investidoras da construtech, que alterou sua sede para o Estado, as companhias se uniram à Archa de forma estratégica na busca por oferecer inovação e serviços mais completos e otimizados para o setor imobiliário capixaba e no Sul da Bahia. A ideia da parceria é atender clientes que desejam acompanhamento especializado em todos os processos de construção de seus imóveis, desde a busca por um arquiteto até a elaboração do projeto e, por fim, a execução das obras.

Segundo Raphael Tristão, CEO da startup, a entrada das duas empresas é mais um importante passo rumo à consolidação do plano de se tornar a “XP da arquitetura”. “Queremos fazer no mercado de arquitetura e design o que a XP fez pelo mercado de investimentos. O Espírito Santo é um estado estratégico e de crescimento com inovação e expansão dos investimentos. Já temos importantes projetos na região”, afirma.

Hoje, a Archa conta com cerca de 87 mil arquitetos cadastrados em suas plataformas, quase 40% dos profissionais do setor no País. A startup tem quase R$ 1 bilhão em produtos especificados dentro do Archabox,ferramenta que funciona como assistente inteligente para auxiliar arquitetos e designers a selecionarem diferentes produtos para o consumidor final, com os melhores blocos 3D disponíveis no mercado. Além disso, por meio de comunidades virtuais e físicas, a Archa capacita arquitetos com conteúdo altamente especializado, oferecendo espaços de coworking e uma gestão de especificações.

O empreendedor Cesar Mocelin, Diretor Executivo da Mocelin Engenharia, figura entre aqueles que têm dedicado seus esforços em busca de empresas com ideias inovadoras e perspectivas promissoras, sobretudo no segmento tecnológico. Em 6 anos, ele já realizou aportes em seis startups, localizadas em diferentes regiões do Brasil, incluindo o Distrito Federal e os estados do Paraná, São Paulo e Espírito Santo. “Diversificar o portfólio de investimentos tornou-se prática de gestão das empresas modernas e está cada vez mais frequente entre empreendedores de todos os portes e áreas de atuação. Mas, optar por alocar parte do capital em startups representa um fenômeno mais atual, que ainda mobiliza um restrito grupo de investidores”, explica o gestor.

Para 2023, a Mocelin Engenharia prevê um lançamento na Praia do Canto no 2º semestre e identificou na Archa um modelo de negócios genuinamente inovador, que traz consigo soluções modernas destinadas a setores intrinsecamente associados às construtoras.

“Estamos trabalhando com a Archa numa parceria que vai evoluir continuamente. Somos investidores da startup porque acreditamos no seu potencial e temos interagido de maneira concreta com suas ferramentas. No próximo empreendimento de alto padrão, a ser lançado na Praia do Canto, em Vitória, por exemplo, faremos um Studio Archa inédito na plataforma. Será um concurso entre arquitetos, visando eleger o melhor projeto para os apartamentos garden do empreendimento. Essa iniciativa representa mais uma das múltiplas ações que planejamos promover de forma colaborativa com a Archa", diz.

Já a Soma Urbanismo, empresa de São Mateus que se consolidou como principal loteadora da região Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia, viu nesta parceria a oportunidade de oferecer aos seus clientes a ‘concretização de sonhos’.

"Ninguém deseja ter o lote, apenas, o grande sonho do brasileiro é ter a casa própria. Nós entregamos a infraestrutura pronta e o espaço onde esse sonho será materializado. O que o cliente fará depois? Procurar um arquiteto. Com a Archa, damos a ele esse caminho do que fazer posteriormente à entrega do empreendimento", explica Gustavo Barbeitos, presidente da Soma.

Em 13 anos de história, já foram 21 loteamentos lançados e 6 mil lotes vendidos pela Soma, sendo cerca de 3 milhões de m² de áreas urbanizadas.

Atualmente, as três empresas já trabalham juntas na construção de um condomínio de alto padrão em Trancoso, no litoral baiano.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.