"Em relação à situação de Israel, nossa total solidariedade. É inadmissível a ação terrorista, com milhares de mortos. E o presidente Lula tem destacado a busca pela paz, a busca pelo entendimento e pela paz. O governo brasileiro já disponibilizou dois aviões da FAB para poder trazer os brasileiros que lá estão e que queiram voltar ao Brasil", ressaltou, em coletiva de imprensa.
O governo brasileiro informou que 1.744 brasileiros - a maioria turistas - pediram ajuda para deixar Israel em razão do conflito contra o Hamas. Desses, 73,2% não têm cidadania israelense. O primeiro avião enviado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a operação de resgate irá decolar do território israelense hoje trazendo o primeiro grupo. No total, segundo o governo brasileiro, estão previstos 15 voos no decorrer dos próximos dias.
Após o ataque surpresa do Hamas, o governo brasileiro emitiu um posicionamento condenando os bombardeios terrestres realizados em Israel. Na nota, o Itamaraty afirma que “não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis” e que “o governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação”.
INCENTIVOS FISCAIS - Alckmin também falou sobre a polêmica da mudança no texto da Reforma da Previdência e garantiu os incentivos fiscais à montadora chinesa de carros elétricos.
"O governo do presidente Lula é caracterizado pelo diálogo. A Reforma Tributária, que ninguém acreditava, foi aprovada em tempo recorde. O que temos ouvido dos deputados é que há um entendimento no Senado para manter mais um período nos benefícios", ressaltou.
Durante o evento, Alckmin ressaltou a importância da BYD para o meio ambiente e para a inovação. “A chegada dessas três fábricas mostra um grande exemplo da neoidustrialização com inovação e sustentabilidade. Esse projeto não é para o futuro, mas uma necessidade do presente. A pauta da descarbonização, do combate ao aquecimento global é de extrema relevância para o presidente Lula. Então, a instalação desse empreendimento mostra o Brasil como protagonista com a agenda ambiental.