Reforma Tributária: Imposto Reduzido Beneficia Serviços de Educação, Saúde e Cultura
0
07:15
A recente proposta de reforma tributária, enviada ao Congresso, traz consigo importantes mudanças para setores-chave da economia brasileira. Um dos pontos de destaque é a redução do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) em 60% para serviços privados de educação, saúde e atividades culturais. O objetivo é evitar um aumento significativo nos preços desses serviços após a implementação da reforma.
O projeto de lei complementar, que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo, foi enviado ao Congresso com detalhes sobre as atividades que terão redução de impostos. Entre elas estão serviços como ensino infantil, fundamental, médio e superior, além de educação especial e técnicos de nível médio.
No âmbito da saúde, serviços como cirurgias, atendimentos de urgência, internações hospitalares e consultas médicas também terão alíquota reduzida. Essa medida visa a aliviar o impacto financeiro sobre os consumidores, uma vez que o setor de serviços é intensivo em mão de obra e, portanto, seria prejudicado com a cobrança da alíquota cheia, que ficaria em torno de 26,5%.
Além disso, serviços culturais, audiovisuais, jornalísticos e de eventos, que têm uma cadeia produtiva curta, também serão beneficiados com a redução do imposto. Isso é fundamental para evitar que esses setores sejam penalizados com um aumento excessivo da carga tributária.
A proposta do governo agora seguirá para discussão no Congresso, com previsão de votação na Câmara até julho e no Senado até o final do ano. Durante esse processo, os parlamentares poderão ajustar a lista de serviços com redução de alíquotas, garantindo que a reforma atenda aos interesses da sociedade como um todo.
Essa medida representa um passo importante para tornar o sistema tributário mais justo e equitativo, ao mesmo tempo em que incentiva o acesso à educação, saúde e cultura para todos os brasileiros.
Foto: Divulgação