Jacobina: 302 anos de história, conquistas e desafios nos sertões baianos
0
10:48
O município de Jacobina comemora neste 24 de junho, seus 302 anos de fundação. A data marca o aniversário da instalação da Vila de Santo Antônio de Jacobina, ocorrida em 1722, em um ato oficial liderado pelo coronel Pedro Barbosa Leal e demais autoridades locais presentes na Missão de Nossa Senhora das Neves do Saí, atual território de Senhor do Bonfim.
Segundo o professor e historiador Valter de Oliveira, Jacobina foi a primeira de uma série de vilas criadas nos sertões baianos por ordem da coroa portuguesa ao longo do século XVIII, com o objetivo de controlar e administrar as riquezas e populações desse vasto território. Dois anos após sua fundação, em 1724, a sede da Vila foi transferida para o local onde se encontra a atual cidade de Jacobina.
Em comemoração ao bicentenário de instalação da Vila, em 1922, a administração local realizou uma semana de eventos e inaugurações, contando com a presença de lideranças locais, regionais e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. No ano passado, os poderes legislativo e executivo do município aprovaram e sancionaram a Lei 1.920/22, fixando a data de 24 de junho como marco oficial da fundação de Jacobina, em homenagem à professora Doracy Lemos.
Para celebrar os 302 anos do município, será lançado em breve o livro “Jacobinas: olhares sobre um sertão”, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia. A obra reúne textos de pesquisadores e pesquisadoras, fruto de uma parceria com a Universidade do Estado da Bahia, e oferece uma oportunidade para que a população conheça com mais detalhes as histórias que envolvem esse importante território dos sertões baianos, desde o processo de ocupação e conquista pelos colonizadores até os dias atuais.
O lançamento do livro é mais uma forma de celebrar a rica história de Jacobina e de valorizar a pesquisa histórica sobre a região. O professor Valter de Oliveira destaca a importância dessa iniciativa para que professores, estudantes e a população em geral possam se aprofundar no conhecimento sobre o passado e o presente do município.