Prepare o guarda-chuva? Previsão indica mudanças na primavera de 2024
0
05:33
A primavera de 2024 começará exatamente às 9h44 do dia 22 de setembro, trazendo consigo expectativas de calor e aumento gradativo nos eventos de chuva para a maioria dos estados brasileiros. A estação marca a transição do inverno, que neste ano foi mais ameno, para um período de temperaturas mais elevadas. Porém, a questão que surge é: haverá ondas de frio mais intensas nos próximos três meses?
Para responder a essa dúvida e oferecer informações detalhadas sobre as condições climáticas esperadas, conversamos com o meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo. Ele nos dá uma visão precisa sobre o que esperar da primavera em diferentes regiões do país.
Há Chances de Frio Intenso na Primavera?
Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, com a passagem de mais frentes frias pelo país, há, sim, uma chance de termos frio tardio na primavera, especialmente entre outubro e novembro. Lucyrio explica que durante alguns dias, poderá haver frio intenso nas áreas mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, períodos amenos e frios são esperados nas áreas ao leste do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro.
La Niña e os Efeitos na Chuva da Primavera
De acordo com Lucyrio, a ocorrência do fenômeno La Niña é cada vez mais provável, conforme as últimas projeções do International Research Institute for Climate and Society. Com chances de 81% no trimestre outubro-novembro-dezembro e 83% para o trimestre novembro-dezembro-janeiro, o fenômeno deve trazer o retorno das pancadas de chuva frequentes e generalizadas para várias partes do Brasil a partir do início de outubro.
Previsão Regional de Chuvas
Rondônia, oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul: Pancadas de chuva a partir do início de outubro.
Centro-sul de Mato Grosso e restante de Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e centro-sul de São Paulo: Maiores volumes de chuva a partir da segunda metade de outubro.
Norte e leste de São Paulo, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro: Chuvas mais frequentes a partir do início de novembro.
Centro-norte de Goiás, Distrito Federal, norte de Minas Gerais e nordeste de Mato Grosso: A partir da segunda quinzena de novembro.
Tocantins, oeste e sul da Bahia e centro-sul do Pará: A partir do começo de dezembro.
Condições de Chuva em Outras Regiões
A Amazônia deverá ter chuvas acima da média já a partir da segunda quinzena de outubro. No entanto, Lucyrio ressalta que as chuvas deverão vir abaixo da média para Pará, Tocantins, leste do Amazonas, norte de Goiás e para todo o Nordeste.
Cada região do Brasil deverá apresentar um comportamento climático específico nesta primavera. As chuvas estarão levemente acima da média entre o Amazonas, Acre, Rondônia, sudoeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e de São Paulo. Entretanto, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as chuvas ficarão um pouco abaixo da média.
Por Terra Brasil